sexta-feira, 14 de março de 2008

Golpe Contra O Câncer

Descoberta de gene promete facilitar diagnóstico de tumor de mama publicada em 13/03/2008 às 05h44mO Globo Online
  • Uma descoberta de cientistas americanos promete ter implicações significativas no diagnóstico e no tratamento de casos agressivos de câncer de mama, o mais comum em mulheres. De acordo com matéria publicada nesta quinta-feira no jornal O Globo, trata-se de um gene associado à disseminação da doença. Os pesquisadores acreditam ter em mãos uma forma de identificar quais pacientes precisam de tratamentos mais intensivos, o que pode aumentar a expectativa de vida.
  • O gene é responsável pela produção da proteína SATB1, que regula outros mil genes e altera o desenvolvimento do tumor. O estudo revelou que ao ser ativado no câncer de mama, o gene estimula células cancerosas a invadirem outros órgãos. A pesquisa foi publicada na revista "Nature".
  • Para cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que lideraram o estudo, e do Centro do Câncer Fox Chase, a descoberta acelerará a busca por meios de tratar a doença antes, ou mesmo depois, de o tumor causar metástases, isto é, se espalhar pelo organismo.

Nenhum comentário: