segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CORES

  • AZUL: O azul, símbolo da paz, é uma cor neutra e pacífica. Foi adoptada pelas grandes instituições internacionais, com a O.N.U., a UNESCO, o Conselho da Europa e a União Europeia. É uma cor que não choca e traz a adesão de todos. É a cor preferida de metade da população europeia.
  • VERMELHO: Associado ao amor e à paixão no Ocidente, o vermelho significa boa sorte e a celebração no Oriente. Símbolo de vida, no Extremo Oriente, esta cor acompanha os acontecimentos felizes e é percebida como portadora de força. Nos casamentos tradicionais chineses, o vermelho é a cor usada nos trajes dos noivos e nas decorações. É também a cor preferida dos japoneses.
  • AMARELO: Historicamente, o amarelo tem-se afirmado como a cor menos apreciada no Ocidente. Porquê? Graças à concorrência do dourado que lhe "usurpou" os significados positivos como a luz, a energia, a vida e a força. Privado desta positividade, o amarelo tornou-se uma cor mate e triste, passando a personificar o Outono e o declínio. Apesar de tudo, na Ásia e na América do Sul, o amarelo foi sempre valorizado. Na China, foi durante muito tempo a cor reservada ao imperador, estando associada ao poder e à riqueza.
  • VERDE: A verdadeira natureza do verde é a instabilidade, pelo que a sua simbólica se organizou em torno da representação de tudo o que muda e se transforma.O verde sempre teve a particularidade de ser uma cor quimicamente instável.O verde é a cor do azar, do jogo, do destino, da possibilidade e, claro, da esperança.Está nas mesas de jogo, nos relvados de futebol e nos pisos desportivos.Outra simbologia incontornável do verde é a associação a tudo o que é natural, ecológico e biológico. O verde tornou-se a mais higiénica das cores contemporâneas, juntamente com o branco.
  • PRETO: É uma cor globalmente associada ao mal. É a cor da morte, sujidade, da raiva e violência, da tristeza, da solidão, da melancolia e do medo. No Ocidente, o preto é irremediavelmente associado ao luto e às cerimónias fúnebres. Mas existe um preto mais respeitável, o preto da moderação, da humildade, da austeridade e da religião.Hoje em dia, esta cor é também um símbolo de elegância e luxo.
  • BRANCO: Por todo o mundo está ligado à pureza, à inocência e à virgindade. Na Ásia, ao contrário do Ocidente, é cor do luto. Durante muito tempo, o branco foi também uma garantia de limpeza, havendo a crença de que todos os tecidos que tocavam no corpo (roupa interior, lençóis e toalhas) deviam ser brancos, por razões de higiene. Actualmente, aceitamos muito bem que o nosso corpo esteja em contacto com cores vivas, mas os nossos bisavós não teriam gostado de dormir em lençóis vermelhos, de limpar a cara a uma toalha amarela ou de usar roupa interior violeta.

Um comentário:

Unknown disse...

As minhas preferidas sao: Vermelho, Amarelo e Azul(cores primarias); Branco e Preto(cores neutras) e Laranja e Verde(cores secundarias).