sábado, 25 de abril de 2009

POR QUE A MULA NÃO PODE TER FILHOTES?

Por que a mula não pode ter filhotes? A mula é o híbrido do cruzamento entre animais de espécies diferentes: a égua e o jumento. Isso significa que ela não é nem uma coisa e nem outra. Ela é estéril porque não pode produzir óvulos. O burro, filhote macho que resulta do cruzamento da égua com o jumento, também não consegue produzir espermatozóides. Outra explicação é que tanto o macho quanto a fêmea não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento. Estes animais são bons para o trabalho pesado do campo.

7 comentários:

Inês Pereira disse...

Na escola tivemos um trabalho sobre isto.
Graças a este site tive a melhor nota da turma.
Obrigada Dicas, Curiosidades e Mais...

Aurea disse...

Fico feliz com isso Inês! Seja sempre bem
vinda no meu Blog!

franciele disse...

franciele.. eu tive que fazer um trabalho e fiquei com a parte da reprodução dos animas e dai pesquisei aqui e fui muito bem...muito obrigado...

Anônimo disse...

eu adoreiii e fiquei sabendo disso coisa que eu não sabia muito obrigado

joão claro disse...

Eu já tinha conhecimento do fato de o burro e a mula serem híbridos, porém, um amigo discutindo comigo sobre o assunto me afirmou que em Minas Gerais ele conhece uma mula que teve filhote e que até já teve uma reportagem na globo a respeito, eu teimei que isso é impossível. Estou certo ou existem alguns casos raros de prenhêz?
Obdrigado
João Claro (joao.claro@ig.com.br)

JOSÉ M.R..P. disse...

Me parece que ninguém conseguiu responder a questão.
É o seguinte:A MULA OU BURRO É O HÍBRIDO RESULTADO DO CRUZAMENTO DE ÉGUA E JUMENTO OU CAVALO E JUMENTA. A MULA POSSUI 62 CROMOSSOMOS E O CAVALO 64 CROMOSSOMOS. ENTÃO NASCE UM FILHOTE MULA COM 63 CROMOSSOMOS. COMO AS CÉLULAS SEXUAIS SÓ POSSUEM METADE DOS CROMOSSOMOS A MULA NÃO PRODUZ CÉLULAS SEXUAIS PORQUE NÃO TEM COMO DIVIDIR 63/2 QUE DARIA 31,5 CROMOSSOMOS E CROMOSSOMO NÃO SE DIVIDE. POR ISSO A REPRODUÇÃO É INVIÁVEL. PORÉM HÁ CASOS RAROS DE REPRODUÇÃO DESSES HÍBRIDOS.

Unknown disse...

A mula pode gestar e parir, no entanto, não produz gametas! Então, a forma que torna possível a história contada pelo coléga leitor é a tranferência de um embrião...